• Acesse a área exclusiva:

Reganho de peso após a cirurgia bariátrica



Um dos maiores temores de quem se submete à cirurgia bariátrica é o reganho de peso  após a cirurgia. Durante o pré-operatório, a pessoa passa por diversos exames e preparativos. Depois da cirurgia, deverá se manter motivada, além dos procedimentos que deverá adotar, como consultas periódicas e  tratamento psicológico à longo prazo, como reeducação alimentar e prática de atividade física. O processo é cercado por temores, mitos e verdades.

Engana-se quem acha que, após a cirurgia, nunca vai recuperar parte do  peso.

É possível que, depois de todos os elogios e melhorias na qualidade de vida e na rotina dos primeiros 18 meses, o paciente recupere alguns quilos, permanecendo saudável e mantendo o percentual de sucesso da cirurgia. Entretanto, é preciso atenção para verificar quanto do reganho de peso é normal e quanto requer acompanhamento profissional.

Os casos com recuperação entre 5% a 10% do peso, sem intervenção clínica, são considerados normais nos primeiros 24 meses. Contudo, quando o reganho ocorre em menos de um ano, de maneira rápida, associada à maus hábitos e com retomada de  alguns sintomas, relacionados à obesidade, como diabetes, apneia do sono e colesterol elevado, a situação não é normal e deve ser avaliada para verificar a necessidade de tratamento.

O reganho de peso ocorre, porque depois de algum tempo, o apetite  aumenta, a determinação para praticar exercícios pode diminuir, as pessoas estarão mais acostumadas com seu corpo e, por isso, os elogios serão menos frequentes, o paciente pode estar consumindo álcool e, apresentar quadros psicológicos como depressão.  A pessoa precisa de acompanhamento durante o período que for necessário, para análise da evolução para receber  feedback e manter  a motivação.

É importante manter o acompanhamento com sua equipe médica para maximizar seus resultados e evitar ou controlar o reganho de peso, não se esqueça que o acompanhamento deve ser realizado por um período muito maior que o pós operatório durante o primeiro ano.

Para maiores informações, consulte nossa equipe de especialistas.


Deixe seu comentário




Voltar

Agendamento Online