• Acesse a área exclusiva:

Problemas de coluna em obesos

Por: Michelle Nery  – Fisioterapeuta da equipe do Bhariátrica

A postura pode ser definida como a maneira de manter o corpo no espaço e ser classificada como adequada (com menor sobrecarga de estruturas ósseas, musculares e articulares) ou inadequada (com maior sobrecarga das estruturas de sustentação do corpo).  A manutenção da postura adequada para quem é obeso, quando parado ou em movimento, é mais difícil em função das diferenças de concentração de tecido adiposo nos vários  segmentos corporais. A concentração elevada de gordura, principalmente, na região abdominal, gera uma alteração no alinhamento corporal, com consequentes mudanças nas curvaturas da coluna vertebral.

O centro de gravidade do obeso também fica alterado, podendo causar uma perda momentânea do equilíbrio, na execução de determinados movimentos.

As principais alterações visuais na coluna da pessoa obesa são o aumento das lordoses lombares (1) e cervicais (3) e, aumento da hipercifose torácica (2). A alteração do centro de gravidade também é observada na avaliação do paciente em pé.

1 – Hiperlordose lombar: aumento da curva da coluna acima do bumbum, predominantemente pelo excesso de gordura abdominal somado à fraqueza da musculatura na região. A anteriorização da pelve também contribui para essa alteração

2 – Hipercifose torácica: aumento da “corcunda” como compensação da hiperlordose lombar e seus elementos

3 – Hiperlordose cervical: aumento da curvatura da nuca, como compensação da hipercifose torácica e da má postura como um todo.

A situação provoca quadros de dores e limitações na rotina do obeso. As atividades que, antes eram realizadas com facilidade, vão se tornando verdadeiros desafios. A pessoa com excesso de peso requer acompanhamento e orientação de um fisioterapeuta capacitado e com vivência nesse perfil de paciente para que as funções sejam recuperadas ou adaptadas, dentro das particularidades de cada um, e as dores, minimizadas.

Ser funcional e não sentir dor é um direito de todos.

Obesidade também causa problemas respiratórios, clique aqui e previna-se!




Voltar

Agende uma consulta




Você receberá a confirmação do agendamento por telefone