• Acesse a área exclusiva:

Pessoas com obesidade podem consumir ovos?

As pessoas acima do peso são, frequentemente, expostas à informação que o consumo de ovos pode ser prejudicial à saúde, por causa do colesterol. Será mesmo?

Atualmente, são mais claros os benefícios que o ovo promove e que se trata de um dos melhores alimentos naturais. Um ovo contém aproximadamente 200mg de colesterol, excelente fonte de aminoácidos, vitaminas e carotenoides, sendo  também um alimento de fácil acesso e baixo valor calórico, uma das poucas fontes exógenas de vitamina D e K.

O consumo de ovos, em vez de representar a ingestão de um alimento rico em carboidratos, pode aumentar o colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) e diminuir as respostas glicêmicas e de insulina do sangue.

Ao ingerir um ovo, você consome 20% das recomendações diárias (RDA) de proteína. A gema é uma fonte biodisponível de luteína e zeaxantina, carotenóides antioxidantes que se acumulam na região macular da retina e têm função protetora. Para completar, o ovo é considerado uma excelente fonte de colina, nutriente essencial para a função normal das células.

Se você é obeso e tem doença cardiovascular, não precisa tirar a gema, viu? Diversos estudos revelaram que consumir o ovo por inteiro não gera aumento do colesterol. Contudo, procure uma nutricionista para saber qual é a quantidade diária recomendada para você.

Não falei que o ovo era uma ótima fonte de nutrientes?

Tâmara Oliveira dos Reis

Nutricionista




Voltar

Agende uma consulta




Você receberá a confirmação do agendamento por telefone