Escolher o cirurgião que irá realizar sua cirurgia bariátrica não é uma tarefa fácil, exige muita pesquisa e indicação. Lembre-se que você depositará toda sua confiança e sua vida neste processo! Por isso, o médico não pode te intimidar ou fazer com que você se sinta incomodado em perguntar. Um bom profissional gostará de informá-lo e irá orientá-lo para que tudo corra bem e você fique tranquilo durante todo o processo.

Algumas perguntas não podem faltar em seu questionamento, pois darão o norte para sua operação. Confira abaixo quais são e o porquê de fazê-las:
– Qual a técnica que ele irá utilizar? Ela é uma novidade? A medicina está sempre em evolução, porém é necessário entender que dependendo do momento a técnica mais moderna pode não ser a mais indicada. Podem não haver resultados suficientes e registros sobre problemas a longo prazo. O indicado é que o cirurgião realize sempre uma técnica que está consolidada para obter uma maior chance de sucesso.

– Quantos pacientes ele já operou? Tenha em mente que a cirurgia é uma técnica manual e quanto mais vezes se realiza, maior é o domínio da prática e melhor é o resultado. Quando se trata de obesidade, deve-se procurar um profissional que realize o procedimento cinquenta vezes ao ano, no mínimo. Isso atesta seu conhecimento e controle da técnica.

– Em qual hospital ele irá operar? Você deverá ter direito a uma excelente estrutura hospital, com diversos profissionais aptos a estarem no local. A cirurgia bariátrica é um procedimento difícil e complexo que deverá contar com o máximo de apoio da equipe de cuidados intensivos.

– O cirurgião atua junto uma equipe multidisciplinar? Sabemos que a cirurgia é apenas o primeiro passo para um bom resultado contra a obesidade, por isso, pergunte se ele possui o apoio de profissionais de outras áreas que irão acompanhar juntamente seu caso e sempre buscar as melhores soluções.

 

Estar ciente dos riscos e dos desafios que você deverá enfrentar antes, durante e depois da cirurgia é essencial para que tudo transcorra bem. Escolha um bom médico, tire suas dúvidas, sinta-se seguro para realizar o procedimento e prepare-se para a mudança de vida.