• Acesse a área exclusiva:

O que é obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. O acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é maior que o gasto de energia corporal e resulta frequentemente em sérios prejuízos à saúde.

A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.

Estatísticas mostram que, na faixa dos 25 aos 35 anos, a taxa de mortalidade dos grandes obesos, com o dobro ou mais do peso ideal, é 12 vezes maior do que na população em geral. Essas pessoas morrem mais cedo porque acabam desenvolvendo doenças decorrentes da sua obesidade. É muito raro encontrar um grande obeso que chegue aos 70 anos. A mortalidade por cirurgia bariátrica laparoscópica em publicações feitas no ano de 2009 foi de 0,3%. Estudos vão ainda mais longe, demonstrando que o risco de morte em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica é 35% menor do que aqueles (com IMC > 35 Kg/m²) obesos que seguem tentando realizar apenas o tratamento clínico.

Como saber se uma pessoa é obesa?

Para determinar se uma pessoa é obesa, deve-se utilizar uma fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) cujo resultado é obtido dividindo-se a massa corporal do paciente (peso) pela sua estatura
(em metros) elevada ao quadrado.

IMC (Índice de Massa Corporal)

O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. É o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que identifica o peso normal quando o resultado do cálculo do IMC está entre 18,5 e 24,9. Veja o exemplo abaixo:



Disponibilizamos aqui em nosso site uma calculadora de IMC, basta fornecer o seu peso atual e altura no formulário “CALCULE SEU IMC” no canto superior direito dessa página.

Possíveis causas da Obesidade:

 

CALCULE SEU IMC





DÚVIDAS?

Entre em contato conosco.