• Acesse a área exclusiva:

Intolerância a lactose e a obesidade: como se faz um diagnostico?



A obesidade é um desequilíbrio nutricional, proveniente de uma alimentação de má qualidade, dietas restritivas, excesso ou carência de micronutrientes e alterações gastrointestinais.  A obesidade por se tratar de um desequilíbrio pode desencadear alergias, intolerâncias, ansiedade, depressão, compulsão, enxaquecas, entre outros. Assim esse desequilíbrio nutricional dificulta o processo da perda de peso.

A intolerância a lactose é denominada pela incapacidade de digerir o açúcar do leite. A lactose é o açúcar natural existente no leite e derivados. Precisa ser digerida por uma enzima chamada lactase e transformada em glicose e galactose antes de ser absorvida e aproveitada pelo organismo. Seu diagnostico muita das vezes se inicia por manifestações clinicas, ou seja, sintomas como; gases, distensão abdominal, diarreia e cólicas após a ingestão de alimentos que contenham lactose.

Mas para de fato ser diagnosticado como intolerante a lactose existem os seguintes exames: A dosagem de lactase na mucosa duodenal, em fragmento colhido por endoscopia, tem sensibilidade de 95% e especificidade de 100%, porém é um exame invasivo. Pode-se medir indiretamente a capacidade de digestão de lactose. No teste oral, o paciente ingere uma quantidade fixa desse dissacarídeo e a glicemia é dosada antes e depois da ingesta.

O indivíduo capaz de digerir a lactose apresenta um incremento de 20 mg/dL na glicemia. Além de dosar a glicemia, é possível medir o H2 no ar expirado após a sobrecarga oral, pois, pela fermentação da lactose pelas bactérias colônicas, há produção de H2, que é absorvido no intestino e parcialmente eliminado pelos pulmões.

Não é recomendável o início de uma dieta de exclusão de leite baseada em sintomas apenas. Procure o seu médico para ter certeza do diagnostico e assim seguir uma dieta orientada pela sua nutricionista!

Forte abraço

Tâmara Oliveira dos Reis
Nutricionista


Deixe seu comentário




Voltar

Agendamento Online