• Acesse a área exclusiva:

Hipertensão (Pressão Alta): Como identificar e tratar essa doença



Também chamada de hipertensão, a pressão alta é uma doença crônica que afeta milhares de pessoas todos os anos.

Embora não tenha cura, este problema de saúde tem controle, que geralmente é feito por meio de medicamentos e também pela adoção de práticas saudáveis no dia a dia como uma alimentação equilibrada e realização de atividade física constante.

Para saber mais detalhes sobre a pressão alta, bem como as formas de tratamento desse problema de saúde, continue lendo esse post e saiba mais sobre esse assunto!

Hipertensão (Pressão alta): Causas

 Existem vários fatores que podem causar a hipertensão ou pressão alta. Dentre os principais, é possível citar:

  • Consumo de sal em excesso;
  • Hereditariedade;
  • Colesterol alto;
  • Sedentarismo.

Além destes fatores, o excesso de peso também pode ser considerado como uma das causas de pressão alta. Por isso, adotar hábitos mais saudáveis com certeza é algo que contribui para evitar que você seja acometido por essa doença crônica no futuro.

Principais sintomas da Hipertensão

Independente da idade, a Hipertensão se manifesta da mesma forma em qualquer pessoa. Nesse caso, os principais sintomas da pressão alta são:

  • Tonturas;
  • Visão turva;
  • Enjoo e mal estar;
  • Respiração difícil;
  • Dor na região do peito.

Caso sinta algum dos sintomas listados acima, é preciso consultar um médico especialista, para que ele faça uma avaliação e assim consiga chegar a um diagnóstico mais preciso.

Como tratar a Hipertensão

Conforme citamos mais acima, a Hipertensão não tem cura, apenas controle. Sendo assim, o tratamento para manter essa doença sob controle no seu dia a dia consiste na ingestão de medicamentos diariamente.

Além disso, você também deve adotar hábitos mais saudáveis, como manter uma alimentação balanceada, fazer atividade física, evitar o uso de cigarro ou álcool, não comer alimentos com elevado teor de sal, dentre outros cuidados.

Outro cuidado muito importante que você deve tomar caso seja diagnosticado com pressão alta é fazer um acompanhamento médico com um cardiologista periodicamente, até mesmo para se certificar de que a sua saúde anda em dia.

Portanto, estas são as principais informações que você pode ter acerca da pressão alta. Agora é só tomar os devidos cuidados para manter essa doença sob controle e assim poder viver da forma mais saudável possível.


Deixe seu comentário




Voltar