• Acesse a área exclusiva:

Causas da Obesidade



A obesidade ocorre quando há constantemente uma oferta de calorias maior que o gasto de energia corporal, gerando um excesso de gordura no corpo. É uma doença séria, que atinge mais de 500 milhões de pessoas no mundo e tem sua origem na pré-disposição genética, dietas inadequadas, fatores metabólicos e sociais.

Entenda melhor cada item que contribui para o excesso de peso da população:

– Ingestão excessiva de alimentos: os tempos modernos e a vida corrida favorecem o consumo de alimentos calóricos em grandes quantidades e com baixo valor nutricional. Assim, o ganho de peso se torna um desafio para as pessoas que podem acabar gerando transtornos alimentares que também colaboram para o aumento da obesidade.

– Sedentarismo: a falta de exercícios físicos é um indutor da obesidade. É de extrema importância incluir exercícios físicos regulares na rotina diária para combater o sobrepeso

– Predisposição genética: algumas pesquisas apontam que quando um dos pais é obeso há 50% de chances do filho também ser. Quando os dois são o número sobe para 80%.

Disfunções hormonais: problemas e disfunções das glândulas da tireoide, suprarrenais e do hipotálamo podem ser causadores da obesidade.

 

Calculando o IMC

Para saber se uma pessoa é obesa, há uma fórmula que calcula o índice de massa corporal do paciente: basta dividir o peso pela estatura elevada ao quadrado. Essa medida é importante para saber como a gordura está sobrecarregando o corpo analisado.

Lembre-se, ir ao especialista continua sendo a opção mais segura para retirar as dúvidas sobre obesidade e tratamentos disponíveis.


Deixe seu comentário




Voltar

Agendamento Online