Publicado em

Hérnia de hiato – Comorbidades

hernia-hiato-comorbidade-bhariatrica

A hérnia de hiato ocorre quando o estômago sofre uma alteração decorrente do enfraquecimento dos ligamentos do esôfago e, então, sobe além da altura do abdômen, elevando-se até o tórax e formando uma espécie de bolsa acima do diafragma, podendo ser pequena, sem sintomas ou muito grande.

O enfraquecimento dos ligamentos do esôfago pode ocorrer por questões genéticas, excesso de esforço e, principalmente, sobrepeso.

O excesso de peso causa uma maior pressão no esôfago, ampliada pelo consumo de alimentos além do necessário, facilitando o surgimento da hérnia.

Embora muitos casos sejam assintomáticos, os principais sintomas são:

  • Azia, que costuma piorar, quando a pessoa deita ou se curva para frente
  • Arrotos
  • Dificuldade para engolir
  • Tosse seca e irritativa
  • Sabor amargo frequente e mau hálito
  • Fadiga
  • Dor no peito
  • Sensação de digestão lenta
  • Vontade frequente de vomitar

Os sintomas costumam surgir, em média, 30 minutos após as refeições e desaparecem pouco tempo depois, como o refluxo que, pode ser identificado antes da hérnia de hiato.

Os tratamentos são feitos com medicamentos para reduzirem as dores e o desconforto,  neutralizando a acidez estomacal, diminuindo o refluxo e fortalecendo os ligamentos do esôfago. A cirurgia é um método aplicado, quando os medicamentos não surtem o efeito esperado e em situações de emergência.

As complicações envolvem aspiração pulmonar e anemia, devido à deficiência de ferro e o tratamento preventivo inclui uma reeducação alimentar e diminuição de maus hábitos, como fumo e bebidas alcoólicas.

Consulte um especialista para um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.

Publicado em

Termogênicos – Os Queimadores de Gordura

alimentos-termogênicos-queimadores-de-gordura-bhariatrica

Os alimentos termogênicos, popularmente conhecidos como “queimadores de gordura”, são aqueles que fazem desprender mais energia para serem processados e digeridos, aumentando o gasto energético. O processo ocorre, porque contêm substâncias aceleradoras do metabolismo. Os termogênicos agem na conversão da gordura do organismo em energia, assim como  também durante a prática de atividade física e em repouso, pois são situações com maior  gasto calórico, favorecendo a redução do peso e da gordura corpórea.

Entretanto, precisamos reforçar sempre que os termogênicos não fazem milagres.  Os efeitos dependem de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física regular.

Veja a lista dos principais termogênicos com seus benefícios:

  • Pimenta (dedo-de-moça, caiena e malagueta): possui a capsaicina que eleva a temperatura do corpo e o metabolismo em até 20%. O consumo deve ser de 3g (1/2 pimenta) ao dia
  • Chá verde: diminui a absorção de açúcar no sangue, a compulsão a carboidratos, acelerando o trânsito intestinal. A recomendação diária é 4 a 7 xícaras
  • Gengibre: evita a flatulência e favorece bastante a digestão. As propriedades estão mais ativas na raiz fresca e não em forma de balas, que são comumente consumidas. O consumo deve ser um pedaço de 2cm, três vezes ao dia
  • Canela: eleva a temperatura do corpo e o metabolismo. É digestiva e antioxidante. O consumo deve ser de 2 colheres de sobremesa ao dia
  • Mostarda: por ser um antioxidante, previne a formação de radicais livres e tem ação termogênica. Recomenda-se até duas colheres de chá, duas vezes ao dia
  • Guaraná e café: têm ação digestiva e diurética, combatem a formação de gases e estimulam o sistema nervoso central. Consuma sem exageros, para não sofrer com dores de estômago, osteoporose, insônia e ansiedade

Antes de incluir alimentos termogênicos em sua alimentação diária, consulte um nutricionista, para indicações com as quantidades recomendadas, conforme cada caso.